Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020

Brasil
Publicada em 27/07/20 às 16:05h - 4151 visualizações
Estiagem prolongada transforma o cenário da Barragem Piraquara I

Jornal Folha da Cidade


 (Foto: Jornal Folha da Cidade)
A severa estiagem registrada em 2020, que fez com que o Governo do Paraná decretasse Situação de Emergência Hídrica, segue preocupante. Em Piraquara, um dos principais cartões postais do município, a Barragem do Cayguava, sofre os efeitos da falta de chuvas. Com o nível baixo do reservatório, a seca transformou o cenário e revelou detalhes preservados desde a formação do lago na década de 70.

A famosa chaminé da Casa de Bombas, imponente monumento que se sobressaia dentro da barragem, se encontra fora da água. O nível baixo ainda expôs vestígios da antiga estrutura que por muitos anos fez parte do sistema de abastecimento de água que funcionava ali. Estradas utilizadas durante a construção do reservatório, assim como um antigo portão com o símbolo da Sanepar também reapareceram.

Sem chuvas suficientes para recuperar o déficit hídrico, em 2020, a Sanepar tem registrado os menores níveis das barragens que compõem o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) – Iraí, Passaúna, Piraquara I e Piraquara II, desde 2009. A crise hídrica exigiu em março a implantação do rodízio de abastecimento em Curitiba e municípios da Região Metropolitana.

A situação exige o comprometimento de toda a população que deve adotar medidas de uso racional da água. A orientação da Sanepar é para que as pessoas priorizem a alimentação e higiene pessoal. Outras atividades, como lavar carros e calçadas, por exemplo, devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem.

A companhia disponibiliza informações em tempo real sobre o rodízio e dicas para o enfrentamento da crise hídrica: https://bit.ly/2X2R5SL

Fotos: Bruno Oliveira



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais você acessa?

 Instagram
 Youtube
 Facebook
 Twitter

Publicidade Lateral
Garota da Edição
Ingrid Muracami
Cidade: Curitiba
(41)9 8481 9471

Pedido Musica

  • Luana
    Cidade: Piraquara
    Música: Ninguém explica Deus
  • Leandro da Silva
    Cidade: Pinhais
    Música: Alisson e Neide Sinceridade para toda minha familia
  • Marcela Fritz
    Cidade: Pinhais
    Música: Quero a musica Jó
  • Cristiano
    Cidade: Pinhais
    Música: Escudo
  • Patricia Puerta
    Cidade: Curitiba
    Música: Davi Sacer Lugar Santo dos SAntos...
  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 2147483647 Usuários Online: 127


Fan Page

Parceiros




Copyright (c) 2020 - Jornal Folha da Cidade - Todos os direitos reservados