Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Brasil
Publicada em 02/07/20 às 00:08h - 4240 visualizações
Ações do Projeto Cores embelezam Pinhais

Jornal Folha da Cidade

 (Foto: Jornal Folha da Cidade)
Estudos comprovam que as cores influenciam no comportamento humano, sobretudo no que diz respeito ao bem estar. Ver um ambiente limpo e renovado causa uma boa sensação e isso transforma não só a paisagem, mas também a vidas pessoas. É nesse contexto que o Projeto Cores do Atuba atua, revitalizando os  muros das residências que ficam em frente ao Parque Linear Atuba em Pinhais.

Ao todo, são contempladas 12 quadras divididas em 22 trechos, o que representa aproximadamente 1 km. O local recebe várias benfeitorias. “Fizemos a revitalização dos muros com chapisco e emboço, depois a pintura. Estamos na fase final e já podemos ver a diferença”, comemora a arquiteta responsável pelo projeto, Ana Paula Baptistello.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo, e as empresas Tintasul, Tintas Suvinil e lojas Impermix. A inspiração desta iniciativa veio de uma vila na Indonésia que viu as vidas dos moradores se renovarem por meio da transformação do local. “A Vila Arco-Íris, Kampung Pelangi, recebeu investimentos em pintura e o resultado por lá foi surpreendente. Os moradores se envolveram e o local atrai turistas de vários locais do mundo. Uma mudança extrema que começou pelas cores”, comenta.

A participação voluntária dos moradores é fundamental para que se sintam pertencentes a esta iniciativa. “Além da pintura dos muros nós temos o projeto do próprio parque que está em andamento. Muita coisa foi e está sendo feita além da recomposição da mata ciliar, a construção de ciclovia, de cancha de areia, área de lazer, quadra poliesportiva, pista de skate e playground. Todas estas opções e definição de posicionamentos foram decididas em conjunto com a comunidade”, explica a arquiteta.

O Parque Linear do Atuba é uma área que inicia na Avenida Ayrton Senna, no bairro Estância Pinhais, e vai até a Rua Apucarana, no bairro Emiliano Perneta.  O projeto contribuiu para a preservação ambiental com a recuperação da vegetação, cria espaço para a prática esportiva, de lazer e de recreação e está sendo executado em duas etapas. A primeira, no bairro Estância Pinhais, já foi concluída no ano passado. A segunda etapa compreende o trecho entre a Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel até a Rua Apucarana e tem uma extensão de aproximadamente 2 km.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Como você classifica o governo de Lula?

 Bom
 Muito Bom
 Muito Ruim
 Péssimo
 Regular
 Ruim

Publicidade Lateral




Garota da Edição
Ingrid Muracami
Cidade: Curitiba
(41)9 8481 9471

Pedido Musica

  • Luana
    Cidade: Piraquara
    Música: Ninguém explica Deus
  • Leandro da Silva
    Cidade: Pinhais
    Música: Alisson e Neide Sinceridade para toda minha familia
  • Marcela Fritz
    Cidade: Pinhais
    Música: Quero a musica Jó
  • Cristiano
    Cidade: Pinhais
    Música: Escudo
  • Patricia Puerta
    Cidade: Curitiba
    Música: Davi Sacer Lugar Santo dos SAntos...
  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
Bate Papo

Digite seu NOME:


Fan Page







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal Folha da Cidade - Todos os direitos reservados