Segunda-feira, 06 de Julho de 2020

Brasil
Publicada em 10/06/20 às 17:19h - 4209 visualizações
Cuidados em relação à dengue devem ser redobrados

Jornal Folha da Cidade


 (Foto: Jornal Folha da Cidade)
A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a necessidade de redobrar os cuidados com relação à dengue. A chuva, tão aguardada neste período de estiagem, chegou e com ela novos focos do mosquito poderão ser encontrados.  Além da dengue, o Aedes aegypti é vetor do zika vírus e febre chikungunya.

De acordo com Michele Garcia Medeiros, da Gerência de Vigilância Ambiental, também é importante que a população coopere com o trabalho realizado no município pelos Agentes de Combate às Endemias. “Estamos com 75 focos do mosquito, esta é uma problemática, pois encontramos grande número de imóveis fechados. É muito importante que a população permita sempre o acesso do agente em sua residência ou estabelecimento comercial”, ressalta. 

“Lembramos que os profissionais não tem contato com os moradores e todos os cuidados em relação à pandemia são tomados durante a visita. Portanto, é fundamental que as pessoas continuem cuidando dos quintais e que permitam a vistoria dos agentes também”, orienta Michele.

Importante ressaltar que os agentes estão sempre uniformizados, identificados com coletes e crachás da Secretaria de Saúde de Pinhais e sempre que o morador estiver com alguma dúvida em relação ao trabalho dos agentes pode ligar para a Vigilância Ambiental. 

A orientação Vigilância Ambiental de Pinhais é para que se observem todos os tipos de criadouros para o controle ao mosquito e além da prevenção, que deve se estender mesmo em dias mais frios, é importante prestar atenção em pneus velhos, quintais, pratos ou vasilhas de plantas, caixas d'água, antenas parabólicas, grades/portões, troncos ocos de árvores, terrenos baldios, piscinas, vasos sanitários, ralos e demais mobiliários e recipientes que possam acumular água. 
É sempre bom lembrar que os ovos do mosquito permanecem viáveis por até 450 dias e se transformam em larvas e depois em mosquitos.

Boletim entomológico

No mês de abril, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, lançou um boletim com dados sobre monitoramento do Aedes aegypti. O boletim entomológico é elaborado pela Vigilância Ambiental de Pinhais e será divulgado a cada 4 meses. O material contempla todas as informações coletadas pela equipe no município acerca do tema. O boletim é encaminhado aos serviços de saúde, epidemiologia e Comitê Municipal para acompanhar a evolução de focos. Nele também estão descritos quais os tipos de imóveis predominantes, quais bairros estão mais afetados, qual o estágio reprodutivo que mais encontramos desta espécie, quais os depósitos predominantes, entre outras informações pertinentes. 

No boletim também é possível acompanhar as ação realizadas em Pinhais no que diz respeito à pesquisa larvária por meio de vistorias, pesquisa de ovos de Aedes aegypti em armadilhas distribuídas estrategicamente pelo município, entre outros aspectos. Por meio do documento, também é destacada a mudança temporária na estratégia de atuação no controle do vetor Aedes aegypti, com alteração nas atividades de controle de endemias devido à atual situação epidemiológica referente ao Coronavírus (COVID-19).

Serviço

Para obter informações, tirar dúvidas ou esclarecimentos sobre o assunto entre em contato com a Vigilância Ambiental de Pinhais pelo telefone (41) 3912-5396.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais você acessa?

 Instagram
 Youtube
 Facebook
 Twitter

Publicidade Lateral
Garota da Edição
Ingrid Muracami
Cidade: Curitiba
(41)9 8481 9471

Pedido Musica

  • Luana
    Cidade: Piraquara
    Música: Ninguém explica Deus
  • Leandro da Silva
    Cidade: Pinhais
    Música: Alisson e Neide Sinceridade para toda minha familia
  • Marcela Fritz
    Cidade: Pinhais
    Música: Quero a musica Jó
  • Cristiano
    Cidade: Pinhais
    Música: Escudo
  • Patricia Puerta
    Cidade: Curitiba
    Música: Davi Sacer Lugar Santo dos SAntos...
  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 2147483647 Usuários Online: 156


Fan Page

Parceiros




Copyright (c) 2020 - Jornal Folha da Cidade - Todos os direitos reservados