Segunda-feira, 06 de Julho de 2020

Brasil
Publicada em 09/06/20 às 12:26h - 4124 visualizações
Grupamento de Rondas Municipais de Pinhais atua no combate à criminalidade

Jornal Folha da Cidade


 (Foto: Jornal Folha da Cidade)
As equipes da ROMU recebem treinamento diferenciado e se tornam referência entre as Guardas Municipais do Estado
Criado em março de 2018, pela Lei nº 1950, o Grupamento ROMU (Rondas Municipais) de Pinhais tem a missão de intensificar o patrulhamento na cidade, estando integrado à Guarda Municipal. Desde que começou a operar pelas ruas de Pinhais, a equipe ROMU foi responsável por aproximadamente 6.400 atendimentos de ocorrências referentes a tráfico, arma de fogo, posse de entorpecentes, mandados de prisão, recuperação de veículos, roubo, furto. 

Com o objetivo de diminuir a criminalidade no município, a ROMU trabalha de forma preventiva e ostensiva na repressão de atos criminosos contra a sociedade, grupo este treinado e preparado para atuação operacional de alto risco. “A equipe Romu realiza treinamento diferenciado, é uma equipe direcionada para atuação em ocorrências de maior vulto, operações noturnas em áreas de maior criminalidade, para ações de distúrbios e de grandes aglomerações”, explica o superintendente da Guarda Municipal de Pinhais, Dorival Selbach Júnior. 

Para ingressar no grupamento ROMU, os guardas participam de prova de capacidade física de caráter eliminatório, para então iniciar o Curso de Formação Tática, com avaliações escritas e de técnicas operacionais também eliminatórias. A conclusão da formação se dá após um mês de estágio na rua, para que sejam declarados aptos para o grupamento.

Segundo o superintendente, a atuação da ROMU reforça a imagem da Guarda Municipal de Pinhais como referência para as demais corporações do Paraná. “Passamos a ser referência entre grupamentos táticos e de qualificação para outras corporações. Os instrutores foram convidados a ministrar formação e instrução em outros municípios, como Quatro Barras, Campo Largo, Araucária, Campina Grande do Sul, entre outros”, finaliza Selbach Júnior.  

Guarda Municipal de Pinhais

Com foco no policiamento preventivo e ostensivo, estar próxima da comunidade é uma das marcas da GM de Pinhais. Para tanto, conta com equipes capacitadas que atuam em todas as regiões da cidade, também possui módulos em pontos estratégicos, além da unidade móvel implantada com objetivo de deslocar o atendimento para os diferentes bairros do município. A integração com a Polícia Militar, com a realização de blitzes e trabalhos conjuntos, resultam em mais segurança para a população. Há ainda a promoção de programas de prevenção à violência junto da comunidade.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais você acessa?

 Instagram
 Youtube
 Facebook
 Twitter

Publicidade Lateral
Garota da Edição
Ingrid Muracami
Cidade: Curitiba
(41)9 8481 9471

Pedido Musica

  • Luana
    Cidade: Piraquara
    Música: Ninguém explica Deus
  • Leandro da Silva
    Cidade: Pinhais
    Música: Alisson e Neide Sinceridade para toda minha familia
  • Marcela Fritz
    Cidade: Pinhais
    Música: Quero a musica Jó
  • Cristiano
    Cidade: Pinhais
    Música: Escudo
  • Patricia Puerta
    Cidade: Curitiba
    Música: Davi Sacer Lugar Santo dos SAntos...
  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 2147483647 Usuários Online: 170


Fan Page

Parceiros




Copyright (c) 2020 - Jornal Folha da Cidade - Todos os direitos reservados