Quarta-feira, 15 de Maio de 2024

Brasil
Publicada em 23/02/19 às 10:00h - 825 visualizações
Paraná apresenta menor taxa de desocupação desde 2015

Jornal Folha da Cidade

 (Foto: Jornal Folha da Cidade)

A taxa de desocupação do quarto trimestre de 2018 no Paraná foi a mais baixa desde 2015, na comparação com o mesmo período, com um recuo de 9,30%. O Estado é o quinto do país com o menor número de desocupados, na comparação do terceiro com o quarto trimestre do ano passado, quando a taxa caiu de 8,6% para 7,8%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Essa taxa é a mais baixa para a séria histórica desde o quarto trimestre de 2015, quando a taxa de desocupação era da 5,8%. O ano de 2018 registrou também a melhor taxa média anual de desocupação desde 2016, com 8,8%”, explica o economista do Observatório do Trabalho da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Alexandre Chaves.

À frente do Paraná (7,8%), quanto à menor taxa de desocupação no quarto trimestre de 2018, estão os estados de Santa Catarina (6,4%), Mato Grosso (6,9%), Mato Grosso do Sul (7%) e Rio Grande do Sul (7,4%). Os números mostram que a Região Sul do Brasil teve a menor taxa de desocupação do País.

De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, uma das prioridades é avançar nas questões de emprego e renda. “Vamos qualificar os atendimentos nas agências do trabalhador para que cada vez possamos diminuir o número de desocupados no Paraná, levando à população paranaense mais emprego e renda”, destacou Ney.

Setores

A maioria dos setores analisados pelo IBGE no Estado apresentou variações. Entre aqueles em que o contingente de desocupados mais cresceu, destacam-se os da construção civil (-4,7%) e de transportes (-3,9). Os setores que mais puxaram a taxa de desocupação para baixo foram comércio e reparação de veículos e automóveis (4,4%) e trabalhador familiar auxiliar (12,6%).

Com relação ao salário mensal, no Paraná ficou estável com uma variação mínima de 2,06% e média de R$ 2.477,00, no período. No País, o rendimento médio registrado foi de R$ 2.254,00, com variação de (0,76%), na comparação do terceiro com o quarto trimestre de 2018.

Colaboração Agência Estadual de Notícias/ Massa News




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Como você classifica o governo de Lula?

 Bom
 Muito Bom
 Muito Ruim
 Péssimo
 Regular
 Ruim

Publicidade Lateral




Garota da Edição
Ingrid Muracami
Cidade: Curitiba
(41)9 8481 9471

Pedido Musica

  • Luana
    Cidade: Piraquara
    Música: Ninguém explica Deus
  • Leandro da Silva
    Cidade: Pinhais
    Música: Alisson e Neide Sinceridade para toda minha familia
  • Marcela Fritz
    Cidade: Pinhais
    Música: Quero a musica Jó
  • Cristiano
    Cidade: Pinhais
    Música: Escudo
  • Patricia Puerta
    Cidade: Curitiba
    Música: Davi Sacer Lugar Santo dos SAntos...
  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
Bate Papo

Digite seu NOME:


Fan Page







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal Folha da Cidade - Todos os direitos reservados