Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Curiosidades
Publicada em 12/02/19 às 16:55h - 5543 visualizações
Coisas que o presidente da República não pode fazer de jeito nenhum

Jornal Folha da Cidade

 (Foto: Jornal Folha da Cidade)

No Brasil temos uma cultura política populista muito forte que, consequentemente, nos traz a impressão de que o presidente é a autoridade máxima do país. Tal pensamento tem um viés até assertivo, uma vez que ele é o poder máximo do poder executivo e a figura diplomática – regional e exterior – mais forte. Ainda assim, ele dividi sua força com vários outros braços da força política, principalmente com o poder legislativo e o judiciário.

Na época das eleições presidenciais, essa sensação de poder absoluto do presidente fica ainda mais evidente. Isso é uma consequência direta das promessas de campanha exageradas e dos debates acalorados sobre temas que tocam na vida comum da população.

Apesar de tudo isso, um presidente não tem todo o poder de um país nas mãos. Existem muitas coisas que ele realmente não pode fazer ou, pelo menos, não pode fazer sozinho. O Segredos do Mundo vai te mostrar algumas.

Confira 7 coisas que o presidente da república não pode fazer

1 – Liberação do porte de armas

7 coisas que presidente da república não pode fazer

A liberação do porte de armas é uma discussão que está em alta no país, mantendo muito gente em oposição devido as posições em relação a liberação ou não do porte.

Hoje no Brasil, o porte de arma é proibido pelo artigo 35 do Estatuto do Desarmamento, que diz:  “art. 35 – É proibida a comercialização de arma de fogo e munição em todo o território nacional, salvo para as entidades previstas no art. 6º desta Lei”. Essa decisão foi tomada pela população através de referendo de 2005.

Se o presidente quiser tentar liberar o porte de armas, ele não possui essa autonomia. Ele precisaria, no minimo, abrir um novo referendo para o país.

2 – Diminuição de IPTU e IPVA

7 coisas que presidente da república não pode fazer

Os valores do IPVA e do IPTU podem até te assustar,  porém, você deveria saber que isso não é responsabilidade do presidente. Os responsáveis por esse tema são o município e o estado.

3 – Direitos humanos

7 coisas que presidente da república não pode fazer

Os direitos humanos é um tema fundamental em qualquer sociedade, apesar de causar divergências de opiniões da direita e da esquerda. Ele é responsabilidade de todos os níveis de poder de uma sociedade, e não apenas do presidente.

4 – União homoafetiva

7 coisas que presidente da república não pode fazer

Em 2011, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal, o STF, casais do mesmo sexo podem se casar e constituir família através de união estável. Um presidente não pode alterar essa decisão, uma vez, que a decisão vem de uma instância maior que ele.

5 – Reservas Indígenas

7 coisas que presidente da república não pode fazer

Todos estão um pouco receosos com o futuro dos índios no Brasil, porém, ainda existe certa segurança em relação as reservas indígenas

As reservas indígenas são protegidas pelo texto da constituição, impossibilitando o presidente da república de mexer nelas.

6 – Pena de morte

7 coisas que presidente da república não pode fazer

A pena de morte sempre volta para a pauta no Brasil, porém, ela é um assunto muito longe da realidade por aqui. Um presidente não pode simplesmente fazer valer uma pena de morte, devido ao fato disso não ser previsto na constituição. Ele não tem poder para isso, apenas o congresso teria como propor tal lei ou então uma mudança na constituição.

7 – Maioridade penal

7 coisas que presidente da república não pode fazer

Para alterar a maioridade penal, o presidente não poderia agir sozinho. Essa proposta deveria ser proposta e passar pela câmara e pelo senado antes de chegar ma caneta do presidente da república.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Como você classifica o governo de Lula?

 Bom
 Muito Bom
 Muito Ruim
 Péssimo
 Regular
 Ruim

Publicidade Lateral




Garota da Edição
Ingrid Muracami
Cidade: Curitiba
(41)9 8481 9471

Pedido Musica

  • Luana
    Cidade: Piraquara
    Música: Ninguém explica Deus
  • Leandro da Silva
    Cidade: Pinhais
    Música: Alisson e Neide Sinceridade para toda minha familia
  • Marcela Fritz
    Cidade: Pinhais
    Música: Quero a musica Jó
  • Cristiano
    Cidade: Pinhais
    Música: Escudo
  • Patricia Puerta
    Cidade: Curitiba
    Música: Davi Sacer Lugar Santo dos SAntos...
  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
Bate Papo

Digite seu NOME:


Fan Page







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal Folha da Cidade - Todos os direitos reservados